Logo - Shift

Agentes transformadores

Agentes Transformadores | Jovem brasileiro quer ser o 1º médico a imprimir um coração

Aos dois anos, Gabriel Liguori teve o pequeno coração operado no Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, para tratar uma cardiopatia congênita. As idas e vindas ao hospital forjaram sua paixão pela medicina, em especial pela cirurgia cardíaca pediátrica, e ele se formou médico na Universidade de São Paulo. Hoje, aos 26 e bolsista da Fundação Estudar, é doutorando na Universidade de Groningen e quer fazer da vida o que salvou a sua. “O que poderia ser um trauma acabou virando uma paixão”, resume. por Ana Pinho (revista Exame)

Leia mais(em português)


Macrotransições | Alba Corral - Uma história de propósitos

Nascida Alba por desejo do pai Serafim Rodrigues, mas registrada Alda Rodrigues Corral por erro do tabelião, essa santista, chegou a Macaé aos 18 anos, já comprometida com o argentino Mário Angel Corral, que conheceu ainda no período em que residiu no Rio de Janeiro.

O ano era 1952 e a família Rodrigues veio para Macaé com o espírito empreendedor e inovador que já tinha dado primeiros sinais na temporada carioca. Engenhoso, o pai de Alba Corral criou e patenteou a peneira carioca, utensílio de madeira e tela de ferro para uso na produção do caldo de cana. E o palhaço Gabiroba? Esse de tão engenhoso precisava do envolvimento de toda família para ser confeccionado. Roupas eram por conta da mãe Maria Caridade, estrutura e mecanismo de molas eram artes do pai e a pintura do rosto ganhava os traços da já talentosa Alba. Mas foi o tamanco mambo jambo que trouxe a santista com coração macaense para o município. por Luciene Rangel (portal Diversidades)

Conheça mais a história de Alba Corral aqui

Assista a entrevista inédita aqui


Agentes Transformadores | Jacque Fresco, o visionário das cidades do futuro

O Projeto Venus propõe uma visão alternativa do que o futuro pode ser, se aplicarmos o que já sabemos, para alcançarmos uma nova civilização mundial sustentável.

Ele prescreve uma reformulação objetiva da nossa cultura, em que as deficiências milenares da guerra, pobreza, fome, dívida e sofrimento humano desnecessário sejam vistas não só como evitáveis, mas como totalmente inaceitáveis. Qualquer coisa menos que isso resultará em uma continuação do mesmo catálogo de problemas inerentes ao mundo de hoje. Atualmente, muitas pessoas acreditam que é necessário um senso de padrões éticos mais elevados, e a promulgação de leis internacionais para garantir uma sociedade global sustentável.

Leia mais(em português)


Agentes Transformadores | Anielle Guedes, a criadora do Urban 3D

A Urban 3D está criando um novo método de produção para fabricar infra-estrutura e habitação, que permite não só construir áreas urbanas habitáveis, produtivas e sustentáveis, mas também construí-las mais rapidamente, de forma mais acessível e melhor executada quando comparado aos processos que nós temos atualmente.

A missão da Urban 3D é fazer parceria com governos e desenvolvedores para erradicar a falta de moradia dentro dos próximos 15 anos. Além disso, pretende-se promover o desenvolvimento urbano sustentável através da integração de planejamento urbano a longo prazo e as suas comunidades.

Leia mais(em inglês)

Ecosfera | Brasileira de 92 anos receberá o principal prêmio de agricultura orgânica mundial

A engenheira agrônoma Ana Primavesi, de 92 anos, luta pela saúde de nossos solos há 65 anos. Enquanto a maioria de nós nem existia, ela já se preocupava em que mundo deixaria de legado para a humanidade.

E como reconhecimento por todo seu esforço, ela será a primeira brasileira a receber o One World Award, o principal título de agricultura orgânica mundial.

O prêmio, conferido pela International Federation of Organic Agriculture Movements (Ifoam), honra ativistas que imapctaram positivamente a vida de produtores rurais, sobretudo os mais desfavorecidos, com seus trabalhos.

Mais que merecido, afinal, ela é uma das pioneiras do movimento orgânico no Brasil e, segundo os organizadores do prêmio, a austríaca naturalizada brasileira, impulsionou os movimentos agroecológicos não só no Brasil, como na América Latina, contribuindo para moldar um paradigma alternativo à agricultura industrial. por Ana Victorazzi (portal Plano Feminino)

Leia mais(em português)



SHIFT: FUNDADORES

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE OS FUNDADORES SHIFT.

Creative Commons License



Shift by Portal de Conteúdo is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Brazil License