Logo - Shift

Economia em Mutação

Está na berlinda o modelo econômico vigente, que se sustenta  na destruição da natureza, impulsiona o consumo sem limites, proclama o crescimento que esvazia o sentido de viver e divide relações entre os que têm e os que não têm. Em curso, a macrotransição econômica que redefine o que é valor, o que é riqueza e inclui nos balanços financeiros das nações os ativos ambientais, sociais, culturais e espirituais. Poderes e povos já começam a experimentar, promover e celebrar novos caminhos de abundância por meio do compartilhamento, da revitalização comunitária e da preservação da vida na Terra. Seja bem vindo ao mundo da Economia em Mutação


 


Macrotransições | Projeto Kiva

A Kiva é uma organização sem fins lucrativos com a missão de conectar pessoas através de empréstimos para aliviar a pobreza. Aproveitando a internet e uma rede mundial de instituições de microfinanças, a Kiva permite que indivíduos emprestem tão pouco quanto $ 25 para ajudar a criar oportunidades em todo o mundo.

Leia mais(em inglês)


Macrotransições | Good Guide

O Good Guide permite fazer compras mais conscientes. Com a câmera do celular, o aplicativo lê o código de barras dos produtos e dá informações sobre as substâncias utilizadas na composição do produto, assim como dados sobre questões legais da empresa produtora, se a produção afeta o meio ambiente, ou ainda se condições mínimas de trabalho são mantidas aos funcionários daquela corporação. 

Leia mais(em inglês)


Economia em Mutação | Conheça Lorrana Scarpioni: a jovem brasileira que descobriu como ganhar dinheiro fazendo do tempo uma moeda valiosa

Imagina ter aulas de culinária, de idiomas, de violão ou de qualquer outra coisa sem pagar um centavo. Isto é o que propõe a rede social Bliive.

Mas, é claro, tudo tem seu preço -- e na plataforma não seria diferente. Para aprender tudo isso sem tirar a mão do bolso, a moeda de troca é outra: o seu tempo.

A ideia partiu da fundadora da rede, Lorrana Scarpioni, uma brasileira de 24 anos que tem chamado atenção de todo o mundo. Em 2013, foi ganhadora do Prêmio Jovens Inspiradores 2013 e, no ano seguinte, foi considerada uma dos 10 brasileiros mais inovadores com menos de 35 anos pelo Prêmios MIT Technology Review Innovators under 35. por Luiza Belloni (Huffington Post)

Leia mais(em português)


Economia em Mutação | Economia colaborativa revoluciona Amsterdã

A economia colaborativa é um conceito que está cada vez mais na moda no mundo todo e agora Amsterdã foi nomeada a primeira cidade colaborativa da Europa, depois de várias iniciativas, coletivas e empresariais, evidenciarem o interesse por este novo fenômeno econômico.

"A ideia é transformar Amsterdã em uma cidade colaborativa e utilizar as possibilidades que esta nova modalidade econômica oferece nas áreas de sustentabilidade, coesão social e economia e, por sua vez, formular as respostas aos desafios que este fenômeno apresenta", explicou à Agência Efe o cofundador da iniciativa social SharingNL, Harmen Van Sprang. por María López Fontanals (portal UOL)

Leia mais(em português)


Economia em Mutação | A verdadeira economia colaborativa

A energia renovável está florescendo e os países estão finalmente começando a agir comprometidos em salvar o clima, enquanto nos aproximamos ao fim da era do clima estável. Mas as emissões de carbono continuam aumentando todos os anos, juntamente com o crescimento econômico.

Compartilhar, compartilhar de verdade, poderia permitir a humanidade como um todo, produzir, consumir, e emitir menos carbono, ao mesmo tempo que incentivaria a melhora da qualidade de vida através de maiores interações sociais, distribuição de riqueza mais justa e relações comunitárias mais fortes. Mas compartilhar tem de ir muito além de aplicativos de smartphones para serviços não regulamentados de táxi (Uber) e aluguéis de férias (Airbnb),com fins lucrativos. por portal Grist (série especial)

Leia mais(em inglês)


SHIFT: FUNDADORES

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE OS FUNDADORES SHIFT.

Creative Commons License



Shift by Portal de Conteúdo is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Brazil License