Logo - Shift

Educação para o Futuro

 A construção de um novo modelo civilizatório só será possível com a mudança nos sistemas de ensino. A escola deve ser  espaço das infinitas possibilidades de aprendizagem construtiva para crianças, jovens e adultos,  capazes de mudar o rumo da história. De vítimas devemos assumir a coautoria de nosso destino e desenhar o mundo que desejamos para hoje e amanhã,  a partir de um novo imaginário e de uma nova realidade cognitiva. Escolas e experiências de aprendizagem que estão transformando sistemas de ensino  já estão sendo observadas, repercutidas e replicadas. Você pode conhecer alguns exemplos entrando nessa seção. Seja bem vindo ao admirável mundo novo da educação.



Educação para o Futuro | A educação e o futuro pelo olhar de Satish Kumar

Uma pessoa encantadora e cheia de sabedoria. Estar numa roda de conversa com Satish Kumar é mágico. Suas palavras, pensamentos e seu modo calmo e ao mesmo tempo eloquente de se expressar produzem um profundo eco no coração de cada pessoa. Ex-monge, escritor (Soil, Soul and Society; You are, therefore I am; Earth Pilgrim; No destination; entre outros) e um dos mais influentes pensadores em ecologia profunda e sustentabilidade do mundo, Satish decidiu dedicar sua vida à educação por meio da transformação.

Aos 18 anos,  inspirado pelo exemplo do ativista britânico Bertrand Russell, Satish embarcou em uma peregrinação pela paz de 8.000 milhas, sem mala, sem dinheiro algum e dependendo da generosidade e hospitalidade de estranhos. Caminhou da Índia para a América, via Moscou, Londres e Paris, para entregar humildemente para os então líderes de quatro potências nucleares do mundo um pacote de “chá de paz”. por Izabella Ceccato (portal Aberje)

Leia mais(em português)


Educação para o Futuro | Mapas reúnem práticas educacionais inovadoras

Latino-americana Reevo e brasileira Caindo no Brasil geolocalizam iniciativas que promovem a educação holística dos alunos  

Uma sala de aula da escola rural Lo de Mejía II, em San Juan Sacatepéquez, na Guatemala, foi transformada em museu, onde os alunos são incentivados a aprender pela experimentação. Objetos que as crianças da comunidade dificilmente teriam acesso, como pedras preciosas, antiguidades, réplica do sistema solar e moedas antigas, são usados para despertar curiosidade e gosto por conhecimento nelas.

A prática pontual, que chegou a ser premiada nacionalmente, mas dificilmente seria conhecida em outros países, é uma das 360 experiências que estão no mapa coletivo da educação alternativa Reevo lançado pela ONG Redes de Pares. por Tatiana Klix (portal Porvir)

Leiamais(em português)


Educação para o Futuro | E se os alunos pudessem projetar a escola?

Quando Sam chegou em casa reclamando de achar suas aulas desinteressantes e sem propósito, sua mãe provocou: “Bom, então porque você não cria sua própria escola?”.

A insatisfação que Samuel Levin sentia em relação à escola, e que via refletida na maioria dos seus colegas, era derivada de algo nada incomum nas salas de aula: desinteresse pelos objetos de estudo e, consequentemente, um aprendizado cheio de falhas e inconsistências.

Motivado por isso, e pela provocação de sua mãe, o garoto procurou a direção da escola com um projeto ambicioso. por Renato Carvalho (portal RESCOLA)

Leia mais(em português)


Educação para o Futuro | Alexander S. Neill - O criador da primeira escola democrática do mundo

Alexander S. Neill, rebelde e escritor escocês, nasceu em Angus (Forfar), em 17 de Outubro 1883. É extraordinário o fato de Neill ter ultrapassado a fronteira entre as gerações e ter sido um líder da educação com uma abordagem extremamente moderna.

Neill queria que seu ensino fosse um remédio contra a infelicidade gerada pelo sistema repressivo imposto pela sociedade de consumo, pela família e pela educação tradicional. Ter sucesso era, em sua opinião, ser capaz de trabalhar com alegria e viver positivamente.

Sua escola, a Summerhill, tornou-se ícone das pedagogias alternativas ao concretizar um sistema educativo em que o importante é a criança ter liberdade para escolher e decidir o que aprender e, com base nisso, desenvolver-se no próprio ritmo. 

A escola e suas ideias tornaram-se mundialmente famosas através de escritos e palestras de Neill, seus livros ainda são lidos em todo o mundo. No final dos anos 60 o sucesso de Neill em Summerhill foi finalmente reconhecido e ele foi agraciado com títulos honoris causa pelas universidades de Newcastle, Exeter e Essex. Ele também foi reconhecido entre os 12 homens e mulheres que influenciaram escolaridade britânica durante o último milênio pela revista Times Educational Supplement (31.12.1999)

"No clima educacional atual, em que os alunos têm pouco ou nenhum controle sobre o funcionamento de suas escolas e, certamente, não tem controle sobre o que aprendem, o bem público só pode lucrar com a exposição de filosofias alternativas. Neill tem resistido ao teste do tempo muito mais do que qualquer outra filosofia ou iniciativa educacional, seja radical ou convencional. " Dr Alan Thomas Professor Convidado do Instituto Educacional da Universidade de Londres.

Leia mais(em inglês)


Educação para o Futuro | Plataforma “School in the Cloud”

Em 1999, o projeto pioneiro "Buraco na Parede"  do pesquisador indiano Sugata Mitra  ajudou a trazer publicamente o potencial da aprendizagem auto-organizável. Catorze anos de pesquisa depois, os resultados são surpreendentes - grupos de crianças, com acesso à Internet, podem aprender quase tudo por si mesmas.

Das favelas da Índia e aldeias do Camboja, às escolas no Chile, Argentina, Uruguai, EUA e Reino Unido, os resultados experimentais do professor Mitra oferecem um novo futuro intrigante para a aprendizagem: um futuro em que "saber" pode ser obsoleto.

Seus esforços ousados e inovadores no avanço da aprendizagem para as crianças em todo o mundo rendeu-lhe o primeiro milhão de dólares do Prêmio TED. Na conferência TED 2013, Sugata pediu à comunidade global TED para tornar seu sonho uma realidade, ajudando-o a construir a Escola na Nuvem, onde as crianças, não importa o quão ricas ou pobres, podem  envolver-se  e conectar-se com informação e orientação online.

Leia mais(em inglês)



SHIFT: FUNDADORES

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE OS FUNDADORES SHIFT.

Creative Commons License



Shift by Portal de Conteúdo is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Brazil License