Logo - Shift

Espiritualidade nos Negócios

 

Não é religião nem devoção ao trabalho. É  a busca de um sentido que transcende os muros da empresa,   não se contabiliza nos balanços financeiros e não se restringe a boas políticas de RH. Mais perguntas que respostas traduzem o conceito: para que, por que  e por quem trabalhar? Lucrar com que finalidade? Quais valores que não apenas financeiros norteiam o negócio?  O que nossas vidas têm a ver com as decisões estratégicas em pauta? Encontre aqui essas respostas.



Espiritualidade nos Negócios | Pavan Sukhdev e os ensinamentos de Gandhi para o mundo dos negócios

A Terra provê o suficiente para safistazer a necessidade de todos os seres humanos, mas não a ganância deles”.  A frase dita por Mahatma Gandhi é a favorita do também indiano Pavan Sukhdev.

Economista, consultor das Nações Unidas, fundador da consultoria Green Initiatives for a Smart Tomorrow (GIST) e autor do livro Corporação 2020traduzido para o português pelo selo Planeta Sustentável, Sukhdev é considerado um dos mais importantes porta-vozes da atualidade sobre o tema economia verde.

Em viagem ao Brasil para uma série de conferências, o economista foi convidado pela Associação Palas Athena, em São Paulo, para falar sobre os ensinamentos de Gandhi eeconomia verde.

Para Sukhdev, o discurso de Gandhi – o pai da nação indiana –continua relevante. Além de pacifista, ele era fundamentalmente um ambientalista. Já na década de 30, no auge de seu ativismo social, tinha real noção do conceito de pegada ecológica. O termo ainda não existia, mas Gandhi pregava que os países mais pobres não poderiam seguir o exemplo de desenvolvimento das grandes nações. por Suzana Camargo (Planeta Sustentável)

Leia mais(em português)


Espiritualidade nos Negócios | B Corporation - Utilizando a força dos negócios para fazer o bem

As B Corps(Corporações B Certificadas) estão liderando um movimento global para redefinir o sucesso nos negócios.

Através do cumprimento voluntário de padrões mais elevados de transparência, responsabilidade e desempenho, as B Corps Certificadas estão se distinguindo em um mercado desordenado, oferecendo uma visão positiva de uma melhor maneira de fazer negócios.

Esperamos que você seja inspirado, não apenas pela nossa visão, mas pela capacidade do movimento de traduzir ideias em ação.

As B Corps criam empregos de melhor qualidade e melhoram a qualidade de vida das nossas comunidades. E, enquanto o movimento cresce, ele vem se tornado um poderoso agente de mudança. 

Leia mais(em português)



Espiritualidade nos Negócios | Empresas relevantes engrandecem a sua gente

Se a incorporação da sustentabilidade no dia a dia dos integrantes de uma empresa faz parte do que se esperaria do desdobramento de uma estratégia engajada com os desafios do mundo contemporâneo e preocupada em se perpetuar (vide, por exemplo, o 9º Princípio do Pacto Global [1]), a minha crença é que não existem empresas relevantes que não busquem engrandecer a sua gente.

Infelizmente, ainda na maioria dos casos, as relações humanas dentro das organizações são preponderantemente instrumentalistas, ou seja, consideram as pessoas apenas como um meio para um fim, apequenando seu público interno dentro de estruturas organizacionais e sistemas de metas fragmentados, sem que seus integrantes compartilhem e se reconheçam no propósito organizacional. Pensemos, por exemplo, na tão frequente fórmula do “alinhamento das pessoas com a estratégia”.

Ora, se esse tipo de relacionamento é legitimo e necessário, é também, de longe, insuficiente para criar as condições necessárias para que as pessoas queiram se engajar e fazer a diferença. Essa realidade pode ser ilustrada por inúmeros estudos e pesquisas (OIT e Gallup, dentre outros) que mostram que a maior parte das pessoas trabalha apenas para garantir o seu salário. por Martin Bernard (revista Ideia Sustentável)

Leia mais(em português)


Espiritualidade nos Negócios | Evoluindo do medo para o amor nos negócios, e mais além

Podemos realmente transformar os nossos meios de operar no mundo dos negócios e mais além, essencialmente baseados no medo? Existe uma maneira significativa para transformar a atual crise social, econômica e ambiental, ou a única opção viável é somente através  de uma pane dolorosa e um reinício?

Uma pesquisa de psicologia na década de 1960 conduzida pelo Dr. Clare Graves, Dr. Don Beck e Chris Cowan, apresentou uma maneira simples de articular diferentes visões de mundo , mantidas pela nossa população humana diversificada : a dinâmica em espiral.

Os princípios fundamentais que sustentam a dinâmica em espiral como um mapa dos nossos níveis de consciência em espiral é que todos nós nascemos na base da espiral e progredimos ao longo da espiral de acordo com a nossa aprendizagem e experiência. 

Ninguém pula os níveis e todos nós temos acesso a todos os níveis através da nossa própria aprendizagem e desenvolvimento. Estes níveis são conhecidos como memes (sistemas de valor) e têm cores que os representam : bege , roxo, vermelho , azul, laranja , verde, amarelo e turquesa . Como Don Beck faz questão de ressaltar , esses memes não são hierárquicos , nenhum nível é melhor do que outro e diferentes condições de vida invocam diferentes características de meme como parte do nosso repertório humano. Cada meme pode ser expresso por nós em um aspecto positivo ou negativo e podemos  recorrer a tais expressões nas nossas vidas diárias assim como percorremos a paisagem que lá na frente está sempre diferente.

Leia mais(em inglês)


Espiritualidade nos Negócios | Organização Social Leaders´s Quest

O Leaders´s Quest é um empreendimento social comprometido em melhorar a qualidade e o impacto de líderes ao redor do mundo. O empreendimento disponibiliza programas experienciais  exclusivos. A comunidade global crescente do Leaders´Quest conecta mais de 6.000 líderes e trabalha com as pessoas para integrar propósito social com o desempenho empresarial. O Leaders´s Quest mentora líderes de alto calibre, desde CEOs até os organizadores de base, e empodera alguns dos mais pobres da sociedade para impulsionar a mudança positiva.



 

 

Leia mais(em inglês)



SHIFT: FUNDADORES

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE OS FUNDADORES SHIFT.

Creative Commons License



Shift by Portal de Conteúdo is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Brazil License