Logo - Shift

Macrotransicões

5 últimas notícias

Entrevistas | Muitas respostas à crise global virão dos países do Sul - Chris Anderson

O curador do TED, evento que revolucionou a difusão de ideias com palestras de 18 minutos pela internet, diz que a inovação virá de nações como o Brasil

A voz naturalmente contida de Chris Anderson, na entrevista por telefone, competia com o burburinho de seus colaboradores ao fundo. A agitação da equipe, na última quinta-feira, era compreensível. Dali a cinco dias, uma nova fronteira estava prestes a ser desbravada pelo TED, o evento que reúne as melhores palestras do mundo. Entre 6 e 10 de outubro, a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, receberá o TEDGlobal, segundo evento mais importante do grupo, na primeira empreitada do TED na América Latina. A expansão é obra pessoal de Anderson. O TED surgiu nos Estados Unidos, em 1984, como um obscuro seminário de tecnologia, entretenimento e design (assuntos que formam a sigla). Nas mãos de Anderson, a partir de 2001, tornou-se um império (sem fins lucrativos) da difusão do conhecimento. Empresário paquistanês, ele criou um formato atraente de apresentações, em que palestrantes bem ensaiados unem inteligência e apelo emocional. Anderson tinha pouco tempo para a entrevista. Sem problema. As palestras do TED mostraram ao mundo que 18 minutos bastam para transmitir boas ideias. Levamos 17min34s. por Marcelo Moura (revista Época)

Leia mais(em português)


 

Cidades Inovadoras | Repensar a convivência

No processo de desenvolvimento da cidade, o homem, munido da capacidade de impor novas configurações à natureza, fez escolhas que o afastaram dos rios e das várias atividades de lazer que o leito deles é capaz de proporcionar

 

As possibilidades que o Rio Pinheiros oferecia ao cenário urbano foram consideradas desde o primeiro grande projeto que balizou o desenho da capital paulista durante sua expansão: o Plano de Avenidas de São Paulo, projeto de 1930 escrito por Prestes Maia.
O documento estipulava a criação de jardins com corredores arborizados, instalações esportivas, circulação rápida, linhas de alta velocidade e navegação em seu leito. No entanto, a incapacidade de administração pública fez as medidas que tratavam da conservação dos recursos naturais, como proteção do solo e da vegetação, ficarem em segundo plano. por Planeta Sustentável

Leia mais(em português)


Inovação Interior | Trabalhe menos, viva mais

Milhões de americanos perderam o controle sobre o ritmo básico de suas vidas diárias. Eles trabalham muito, comem muito rapidamente, socializam muito pouco, dirigem no trânsito por muitas horas, não dormem o suficiente, e se sentem atormentados por  muito  tempo.  É um modo de vida que prejudica fontes básicas de riqueza e bem-estar -  tais como fortes laços familiares e comunitários, um profundo senso de significado, e saúde física.

Ganhar menos, gastar menos, emitir e degradar menos. Essa é a fórmula.

Imaginar um mundo em que os trabalhos ocupam muito menos do nosso tempo pode parecer utópico, especialmente agora, quando uma mentalidade de escassez domina a conversação econômica. As pessoas que estão empregadas, muitas vezes, têm dificuldade de voltar para trás. Despesas com cuidados médicos, educação e cuidado de crianças estão aumentando. Pode ser difícil encontrar novas fontes de renda quando as empresas norte-americanas estão  despedido pessoas em um ritmo acelerado. por Juliet Schor (Yes Magazine)

Leia mais(em inglês)


Economia em Mutação | Plataforma The Food Assembly - comércio de alimentos sem intermediários

A The Food Assembly é uma plataforma online que promove o contato direto entre os pequenos agricultores, artesãos e consumidores, sem a participação de intermediários. 

A iniciativa já é um sucesso na Europa e possibilita que os produtores e consumidores recebam um pagamento justo pelos produtos, sem estarem sujeitos aos preços estabelicidos pelo mercado mundial. O sistema funciona da seguinte forma: cria-se uma "colméia", uma rede local de produtores e consumidores que se conectarão através do The Food Assembly. 

Cada colmeia terá sua página independente dentro da plataforma, que será gerida pelo criador da própria colmeia. Uma colmeia poderá ser aberta por uma pessoa, uma associação ou uma empresa, sendo eles os responsáveis por montar toda rede, além de fazer as funções de administrador da página.


Leia mais(em espanhol)


Renascimento Tecnológico | VAPO - o chuveiro que acaba com o desperdício

Para muitos, a hora do banho é aquela em que relaxamos, esquecemos de todos os problemas do mundo. É o momento de soltar a voz e ser um verdadeiro astro da música. No entanto, passar muito tempo de molho além de fazer mal para a pele, desperdiça muita água (15 minutos consomem aproximadamente 135 litros). A verdade é que muita gente deixa o chuveiro ligado para sentir o vapor quente que é formado no contato da água quente com o chão. por Gilberto Dimenstein (portal Quem Inova)

Leia mais(em português)



SHIFT: FUNDADORES

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE OS FUNDADORES SHIFT.

Creative Commons License



Shift by Portal de Conteúdo is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Brazil License