Logo - Shift

Ronald Kapaz

Ronald Kapaz nasceu em São Paulo, Brasil, em 1956. Começou a desenhar, como todas as crianças, aos 4 anos e, ao contrário da maioria delas, nunca mais parou…Do desenho-pulsão, do início de sua carreira (1959) - pura cor, movimento e energia – foi evoluindo e percorrendo as diversas nuances do desenhar: a busca da forma, o controle da mão, a beleza da harmonia, a emoção da cor, a intensidade da luz, a educação do olhar etc… 

Cursou arquitetura, achando que sua vocação era desenhar casas, e os diversos encontros com a vida modelaram sua trajetória até transformar-se em Designer Gráfico. Percebeu, então, a real complexidade e magia do “desenhar”. Hoje, como designer titular da Oz Design, que fundou em 1979, segue refinando o uso de linhas, formas e cores. E como estrategista senior em identidade corporativa da Oz Branding, usa as palavras e um olhar expandido para desenhar pontos de vista, linhas de raciocínio, planos de ação, conceitos de identidade e visões de mundo. 

Ronald Kapaz é Sócio Titular, Head Designer e diretor de Estratégia da Oz Design. Diretor de Estratégia em Construção de marcas da Oz Branding. 

Graduou-se em arquitetura pela universidade de São Paulo em 1979, quando fundou, com dois colegas, a Oz Design, que tem hoje 32 anos de mercado, 42 profissionais de diversas disciplinas ligadas ao design, onde segue praticando a sua real vocação de Designer Gráfico. Criou a Oz Branding, uma unidade dedicada de expertise em Gestão e Construção de marcas. Ao longo destes anos, vem ajudando empresas como Coca-Cola, Kimberly-Clark, Credite Suisse Hedging-Griffo, Unilever, Sara Lee, UOL, Tishman Speyer, O Boticário, Natura e demais marcas nacionais e internacionais a utilizar o Design e a estética como ferramentas de expressão de uma ética corporativa. 

Foi responsável, junto com outros colegas de profissão, pela criação da ADG - Associação dos Designers Gráficos- entidade representativa de sua categoria profissional que já tem quatorze anos de atuação, tendo sido diretor em algumas gestões e permanente colaborador em comissões de trabalho, e da Abedesign, entidade que representa e promove as empresas de Design Brasileiras no Brasil e no exteriror. 

A convite do Icograda- International Council of Graphic Design- a Oz apresentou em outubro de 1997, na Assembléia Internacional deste Conselho, um painel sobre a relação cliente-designer, como parte de uma das mesas de trabalho. 

Participou, como delegado da ADG, das Conferências Internacionais do ICOGRADA em 97-Montevideo, 99-Sidney, 2001-Johannesburg e 2005-São Paulo. 

Atendendo a convites diversos foi banca em teses de formatura de alunos com trabalhos na área de design gráfico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP-, paraninfo dos formandos de Desenho Industrial das escolas Mackenzie e Faap. 

Vem proferindo aulas especiais e palestras em diversos eventos relacionados com sua experiência e prática profissional (Brasil, Chile, Uruguai, Venezuela, Canadá, México, Itália). 

É autor de diversos artigos sobre Design publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais(Diseño Latino-América 2008, Icograda, Pequin Design School, entre outras). 






 


Ronald Kapaz - Entrevista

Como ele mesmo diz, usa as palavras e um olhar expandido para desenhar linhas de raciocínio, planos de ação, conceitos de identidade e visões de mundo. Em 1979 fundou com mais dois amigos a Oz Design , cursou arquitetura, mas seguiu a vocação de Design Gráfico e ajuda marcas nacionais e internacionais a utilizar o design e a estética como ferramentas de expressão de uma ética corporativa.

Veja o video abaixo de Ronald Kapaz

Indicações - Ronald Kapaz

 

Faça a sua Bíblia. Selecione e reúna todas as palavras e frases que, em toda sua leitura, foram para você como o toque de triunfo vindo de Shakespeare, Sêneca, Moisés, João e Paulo.” Ralph Waldo Emerson

 

Esta é minha Bíblia:


 

 

SHIFT: FUNDADORES

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE OS FUNDADORES SHIFT.

Creative Commons License



Shift by Portal de Conteúdo is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Brazil License